Adrenalina

Adrenalina

É o hormônio liberado pela medula da glândula suprarrenal quando o corpo precisa aumentar os batimentos cardíacos, aumentar a pressão do sangue, mandar energia para os músculos, para o coração e para o cérebro. É um dos principais sinais de ativação maciça do sistema nervoso simpático que é responsável pela reação chamada de “luta ou fuga”. Quando nos sentimos ameaçados, liberamos adrenalina para poder reagir a esta ameaça com todas as nossas forças. Também liberamos adrenalina durante a prática de um esporte. Apesar das palavras ataque e fuga nos inspirarem a pensar em situações extremadas onde o indivíduo esteja frente a algum tipo de perigo, a ativação deste sistema está relacionada a qualquer aumento de demanda usual como disponibilizar energia para correr atrás do ônibus de manhã cedo logo depois de acordar.

A ação da adrenalina é muito mais eficiente no aumento da força e da frequência dos batimentos cardíacos e também de respostas importantes para momentos onde a demanda energética é bem alta como a dilatação dos brônquios pulmonares e o aumento da quantidade de sangue fornecida aos músculos. A liberação do hormônio adrenalina atinge o corpo como um todo e provoca uma resposta mais global que inclui, inclusive, uma ativação de toda a circuitaria cerebral favorecendo a velocidade de processamento e a execução de respostas automatizadas. Ter um arsenal eficiente de respostas automatizadas pode ser a diferença entre gritar durante um assalto ou manter a calma e reagir de forma mais adequada ao momento, por exemplo.

A liberação de adrenalina precisa ser seguida de momentos de recuperação. Esta é uma sinalização importante para o sistema nervoso. Significa que estamos enfrentando momentos onde precisamos de mais atenção e foco, com maior gasto de energia, mas que acabaram de forma positiva, vitoriosa. Esta combinação é positiva para a liberação de serotonina. É esta sensação que experimentamos quando estamos numa montanha russa de um parque de diversões. Vivemos um perigo controlado que sabemos que irá terminar daqui a pouco tempo. Esta combinação é deliciosa para o nosso cérebro pois parece significar que somos muito capazes de enfrentar grandes desafios e, portanto, muito adaptados ao meio que vivemos: verdadeiros heróis.

000
Você é único com a DMS!
3X SEM JUROS

Como se desenhar

Os neurotransmissores e hormônios são capazes de interferir diretamente no nosso comportamento. Aprenda mais sobre isso aqui na Design Myself.

Ver todos neurotransmissores e hormônios +