Testosterona

Testosterona

A testosterona é necessária para que a produção de espermatozoides e desenvolvimento das características sexuais secundárias dos meninos, como barba e aumento da massa muscular. Para a mulheres, durante a menopausa, a reposição de testosterona tem sido tentada para combater queixas de perda de libido. Os efeitos na atividade sexual fazem da testosterona um grande aliado para alcançar um bom equilíbrio para a vida que passa por uma vida sexual agradável e estimulante. Para os homens, sua reposição não é recomendada já que pode ter efeitos colaterais graves como desenvolvimento de tumores.

Nas mulheres, o casamento aumenta os níveis de testosterona. Já nos homens, há dados que associam quedas nos níveis de testosterona quando eles se apaixonam e se casam. Porém, dois ou três anos após o casamento, os níveis de testosterona tendem a subir novamente. Isso poderia implicar na tendência a procurar “novas histórias” mas não pode ser usado como justificativa para a infidelidade já que é bem possível se apaixonar pela mesma pessoa várias vezes durante a vida conjugal. Porém, este dado reforça justamente a necessidade de manter a “chama acesa” se estiver disposto a viver uma relação monogâmica e estável.

Um dos aspectos mais interessantes é que níveis altos de testosterona foram associados à maior aceitação de riscos durante a tomada de decisões financeiras, por exemplo. Também é atribuído ao efeito da testosterona o comportamento mais impulsivo que se observa em algumas pessoas que não temem situações onde há risco iminente como quedas livres, escaladas, etc.

O uso abusivo de hormônios sintéticos que mimetizam o efeito da testosterona para obter melhores resultados na prática do fisioculturismo e no desempenho em esportes onde força e resistência muscular são importantes diferenciais tem sido evidenciado em diferentes pesquisas em todo o mundo. Além de ser considerado “dopping”, os riscos de atrofia testicular e de desenvolvimento de tumores hepáticos e de próstata são bem elevados.

000
Você é único com a DMS!
3X SEM JUROS

Como se desenhar

Os neurotransmissores e hormônios são capazes de interferir diretamente no nosso comportamento. Aprenda mais sobre isso aqui na Design Myself.

Ver todos neurotransmissores e hormônios +